O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o pedido de extradição do influencer bolsonarista, Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha.
O pedido foi formalizado por Moraes em 3 de setembro, pouco mais de uma após o magistrado determinar à Polícia Federal que incluísse o nome de Eustáquio na difusão vermelha da Interpol, o canal de foragidos da polícia internacional.
Moraes determinou a prisão do aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro do ano passado por incentivar e participar de manifestações que pediam o golpe contra a posse do presidente Lula (PT).
A pasta liderada por Lewandowski enviou o pedido de extradição ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por dar andamento à solicitação junto ao país europeu.
Ao Metrópoles, Eustáquio criticou nesta terça (15) a decisão de Moraes.
“Mais uma decisão injusta, arbitrária e persecutória de Alexandre de Moraes, que vem me perseguindo desde 2020, quando me prendeu preventivamente. Até hoje nada descobriram sobre mim. Essa decisão fará o Brasil passar vergonha em âmbito internacional, porque tenho proteção como exilado político na Espanha”, disse ao site.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.