No último domingo, 13 de outubro, o publicitário Hugo Rodrigues, presidente da McCann Worldgroup, prestou uma emocionante homenagem a Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira, que faleceu aos 73 anos. Nas redes sociais, Hugo relembrou como Washington foi uma inspiração para sua carreira e compartilhou uma mensagem pessoal que havia enviado ao publicitário em 2017, quando assumiu a WMcCann.
“Entrei nessa profissão porque conheci você – mesmo sem você ter me conhecido”, escreveu Hugo, que revelou colecionar campanhas históricas da W/Brasil e sonhar com a oportunidade de cruzar com Washington em sua agência. Em sua mensagem, ele expressou a honra e a responsabilidade de assumir uma agência que trazia a marca “W”, em referência a Olivetto, prometendo dedicação para estar à altura de seu legado.
A publicação, na íntegra:
“Escrevi esse zap para o Washington Olivetto, em 2017, poucos dias antes de assumir a WMcCann. O primeiro ídolo, a gente nunca esquece.
“Washington,
Entrei nessa profissão porque conheci você – mesmo sem você ter me conhecido.
Colecionava campanhas históricas da sua W/ como fonte de inspiração, e quando passava em frente a agência na Rua Novo Horizonte, 78, ou entrava para uma entrevista, rezava um pai nosso para meu anjo da guarda, pedindo para um dia ser contratado. Ou pelo menos cruzar com você no elevador.
Fui em todos os seus lançamentos de livros, apenas atrás de um autógrafo e um contato… Sentia borboletas no estômago ao apertar sua mão… Sempre foi assim: com admiração, respeito, afeto.
Em 2008, graças a ele, sempre ele, Paulinho Salles, eu tive o enorme prazer de ser apresentado pessoalmente a você – na sua linda casa na costa francesa (veja a foto abaixo, com a sua dupla dinâmica ao nosso lado).
Praticamente 10 anos depois desse encontro, eu vou ter a honra e a responsabilidade de entrar numa agência que tem o W na porta.
Que fique claro, se é que eu ainda não deixei:
Washington Olivetto é insubstituível.
Mas prometo a você, trabalhar duro, com seriedade e serenidade, com amor e dedicação, e com poesia, claro, para que essa chance que Deus me deu de poder sucedê-lo, seja honrada à altura que um W na porta merece.
O W de Washington Olivetto.
Com afeto, de um eterno fã.
Beijo
Hugo”
Com a notícia do falecimento de Washington Olivetto, Hugo Rodrigues voltou a expressar sua profunda admiração e tristeza pela perda do ícone da publicidade. Em outra publicação, ele escreveu: “Perdemos o maior nome da publicidade de todos os tempos. Uma perda irreparável e impossível de descrever. Obrigado, Washington, por tudo que você significou, significa e continuará significando para nosso mercado e nossa cultura popular”.
A morte de Washington Olivetto, confirmada no último domingo (13), no Rio de Janeiro, foi decorrente de complicações de uma pneumonia. Internado há quatro meses para tratar uma infecção pulmonar, o publicitário deixou um legado histórico para o mercado publicitário, sendo responsável por campanhas icônicas como o “Garoto Bombril” e “O Primeiro Sutiã”.
Washington Olivetto
Ao longo de sua carreira, Olivetto foi responsável por criar alguns dos maiores marcos da publicidade brasileira. Personagens como o “Garoto Bombril”, além da premiada campanha do “Primeiro Sutiã”, são apenas exemplos de sua criatividade e influência na cultura nacional. Seu impacto foi além das fronteiras do Brasil, com campanhas reconhecidas internacionalmente e uma trajetória marcada por prêmios e homenagens. Washington Olivetto também se destacou como autor, com oito livros publicados sobre sua carreira e criações publicitárias.